Para perder título, Botafogo precisa repetir sua pior sequência e Bragantino ou Flamengo voltarem à melhor; entenda
2 min read
O afunilamento do Campeonato Brasileiro, que terá o início da 28ª rodada nesta quarta-feira, faz com que cresçam as projeções do topo da tabela. Líder com 59 pontos, o Botafogo tem dez rodadas pela frente para confirmar o favoritismo pelo título, criado junto da grande vantagem ao longo da competição. Enquanto isso, Bragantino e Flamengo, clubes mais próximos do alvinegro, tentam encurtar a distância. Atualmente, o cenário é de que, para perder o título nessa reta final, o Botafogo precisará repetir ou então piorar o seu pior desempenho em dez jogos seguidos no torneio, enquanto os perseguidores têm que igualar ou aumentar a melhor marca no mesmo período.
A pior fase do Botafogo no Campeonato Brasileiro foi da 16ª rodada até a 25ª, quando, sob o comando de Bruno Lage, a equipe somou 43% dos pontos. Se repetir isso, conquistará 13 pontos e chegará aos 72. Dentro disso, a única forma de Bragantino ou Flamengo chegarem a essa pontuação é repetindo as melhores marcas na competição, que no caso do Massa Bruta é o retrospecto atual.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/b/X/HQFSeMQtyMRdJK07fkww/info-botafogo-online-1.jpg)
Da 19ª rodada até esta 28ª, o Bragantino somou 21 pontos. Se fizer os mesmos 21, chegaria aos 73, o que daria o título ao time paulista com o pior cenário para o Botafogo. Já o Flamengo somou 23 pontos da 5ª até a 14ª, o que faria o rubro-negro chegar aos mesmos 73.
No entanto, há outros dois pontos positivos para o Botafogo. O primeiro é que a melhor sequência do alvinegro no Brasileirão foi justamente na que terá pela frente agora, mas no primeiro turno. Da 10ª rodada até a 19ª, entre os jogos contra Fortaleza e Internacional, o time alcançou 26 pontos, ou seja, 87% de aproveitamento. Já o segundo é que mesmo se só garantir metade desse número, o Botafogo chegaria aos 73 pontos, o que Flamengo e Bragantino só alcançam se fizerem mais do que fizeram em qualquer sequência de dez rodadas no Campeonato Brasileiro.
Para o Bragantino, o viés é de alta. O Massa Bruta é o único clube que tem o período de melhor desempenho no Brasileirão já no segundo turno. Resta saber se esse cenário positivo será mantido, vista a tamanha dificuldade das equipes conseguirem manter o aproveitamento sem oscilações por um longo período de tempo.
Enquanto o Botafogo “folga” na rodada, já que só deve enfrentar o Fortaleza na data Fifa, e se prepara para enfrentar o Cuiabá, no domingo, o Bragantino receberá hoje, às 19h, o Atlético-MG no Nabi Abi Chedid, e o Flamengo de Tite, com duas vitórias consecutivas com o treinador, viajará para Porto Alegre para enfrentar o Grêmio na Arena.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/D/S/vIugs2SM6MAZMif0ZHAw/info-botafogo-online-2.jpg)
GE – Esportes
